quinta-feira, 29 de março de 2012
Calendário Internacional da Cultura Negra
JANEIRO
Dia 02
- Fundada a Irmandade do Rosário dos Homens Pretos. São Paulo/SP (1711).
- Morre Mônica Veyrac, a primeira diplomata negra da história do Itamaraty.
Costa Rica (1985).
Dia 06
- Lançado o jornal O Clarim da Alvorada, um dos poucos a refletirem a
inquietação da população negra no Brasil. Matão/SP (1924).
Dia 09
- Promulgada a Lei Federal Nº 10.639, que rege a obrigatoriedade do ensino da
história afro-brasileira na rede oficial de ensino (2003).
Dia 13
- Nasce André Rebouças, engenheiro, professor universitário e grande
abolicionista. Cachoeira/BA (1838).
Dia 15
- Nasce Marthin Luther King, pastor norte-americano que lutou pela igualdade
racial. Atlanta/Georgia (1929).
- Acontece a Revolta dos Malês, rebelião contra o escravismo e a imposição da
religião católica. Salvador/BA (1835).
Dia 29
- Morre José do Patrocínio, jornalista e ativista da causa abolicionista. Rio
de Janeiro/RJ (1905).
Dia 31
- Tombamento da Serra da Barriga, berço da resistência negra, onde nasceu o
Quilombo dos Palmares e viveu seu maior líder, Zumbi dos Palmares. União dos
Palmares/AL (1986).
FEVEREIRO
Dia 01
- Nasce Lélia González, antropóloga, filósofa, intelectual e militante da causa
negra. Bebedouro/MG (1935).
Dia 02
- Plenário da Constituinte aprova a emenda de autoria do deputado federal
Carlos Alberto Caó Oliveira, estabelecendo o racismo como crime inafiançável e
imprescritível (1988).
Dia 07
- Nasce Clementina Jesus da Silva, sambista e ícone da luta contra a discriminação
racial. Valença/RJ (1902).
Dia 10
- Nasce a Yalorixá Mãe Menininha do Gantois, ícone da luta contra a
intolerância religiosa. Salvador/BA (1894).
Dia 12
- Nasce Arlindo Veigas dos Santos, acadêmico e primeiro presidente da Frente
Negra Brasileira (FNB). Itu/SP (1902).
Dia 18
- Fundado o Afoxé Filhos de Gandhi, agremiação carnavalesca de maioria negra.
Salvador/BA (1949).
Dia 19
- Realizado o primeiro Congresso Pan-Africano. Paris/França (1919).
Dia 21
- Morre Malcom X, um dos grandes defensores dos direitos afro-americanos. Nova
Iorque (1965).
MARÇO
Dia 19
-
Acontece a Revolta do Queimado, principal movimento de luta contra a escravidão
do estado do Espírito Santo/ES (1849).
Dia 21
- Dia
Internacional de Luta contra a Discriminação Racial. O dia foi instituído pela
Organização das Nações Unidas (ONU), em memória das vítimas do massacre de
Shapevile, África do Sul.
ABRIL
Dia 01
-
Acontece o Primeiro Festival Mundial das Artes Negras. Dakar/Senegal (1966).
- Criação do Partido dos Panteras Negras. EUA (1967).
Dia 04
- Morre
Marthin Luther King, ativista e Prêmio Nobel da Paz, assassinado minutos antes
de uma marcha em favor dos direitos dos negros. Memphis/EUA (1968).
Dia 05
- Nasce
Vicente Ferreira Pastinha, o “Mestre Pastinha”, capoeirista e ícone da cultura
afro-brasileira. Salvador/BA (1889).
Dia 25
- Criado
o bloco afro Olodum. Salvador/BA (1979).
Dia 26
- Nasce
Benedita Silva, primeira mulher negra a ocupar um cargo de governadora. Praia
do Pinto/RJ (1942).
MAIO
Dia 02
- Nasce Ataulfo Alves, grande cantor e compositor negro. Miraí/MG (1909).
Dia 03
- Nasce
Milton Santos, grande geógrafo negro. Macaúba/BA (1933).
Dia 13
- A
Lei Áurea extingue oficialmente a escravidão no Brasil. Mas a data é
considerada pelo Movimento Negro como uma “mentira cívica”, sendo caracterizada
como Dia de Reflexão e Luta contra a Discriminação (1888).
Dia 13
- Nasce
Lima Barreto, escritor, jornalista e militante da causa negra. Rio de
Janeiro/RJ (1881).
Dia 14
- Líderes
da Revolta dos Malês são fuzilados. Campo da Pólvora, Salvador/BA (1835).
Dia 18
- Criado
o Conselho Nacional de Mulheres Negras. Rio de Janeiro/RJ (1950).
Dia 19
- Nasce
Malcom X, um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos.
Omaha/Nebrasca (1925).
JUNHO
Dia 06
- Morre o jamaicano Marcus Garvey, mentor do Pan-africanismo. Londres
(1940).
Dia 21
- Nasce
Luiz Gonzaga Pinto da Gama, escritor, jornalista e um dos ícones da luta pela
afirmação da identidade negra. Salvador/BA (1830).
Dia 24
- Nasce
João Candido, líder da Revolta da Chibata, conhecido como Almirante Negro. Rio
Pardo/RS (1880).
JULHO
Dia 01
- Fundado o Clube Negro de Cultura Social. São Paulo/SP (1932).
Dia 03
- É
aprovada a Lei Afonso Arinos (nº 1390), estabelecendo a discriminação racial
como contravenção penal (1951).
Dia 07
- Fundado
o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (MNUCDR). São
Paulo/SP (1978).
Dia 11
- Nasce
Antonieta de Barros, primeira deputada negra brasileira. Florianópolis/RS
(1902).
Dia 15
- Acontece
a Primeira Conferência sobre a Mulher Negra nas Américas. Equador (1984).
Dia 18
- Nasce
Nelson Mandela, líder negro que lutou conta o regime do Apartheid na África do
Sul (1918).
Dia 24
- Nasce
Francisco Solano Trindade, poeta. Recife/PE (1908).
AGOSTO
Dia 08
- Registrado o primeiro ato de escravidão por Portugal em Lagos. Nigéria
(1444).
Dia 12
-
Acontece a Revolta dos Alfaiates, também conhecida como Revolta dos Búzios.
Manifesto dos conjurados baianos protesta contra os impostos e a escravidão e
exige independência e liberdade. Bahia/BA (1798).
Dia 14
- Morre a
Yalorixá Mãe Menininha do Gantois, ícone da luta contra a intolerância
religiosa. Salvador/BA (1986).
Dia 22
- Criada,
por meio da Lei nº 7.668, a Fundação Cultural Palmares, instituição pública
vinculada ao Ministério da Cultura que tem como principal atribuição promover a
valorização da cultura negra (1988).
Dia 23
- Nasce
José Correia Leite, ativista da imprensa negra e fundador do jornal O Clarim da
Alvorada. São Paulo/SP (1900).
Dia 24
-
Acontece o Primeiro Congresso de Cultura Negra das Américas. Colômbia
(1977).
Dia 24
- Morre o
abolicionista Luís Gama. São Paulo/SP (1882).
Dia 28
-
Acontece a Primeira Marcha de Negros sobre Washington, em favor dos direitos
civis. Estados Unidos da América (1963).
Dia 31
-
Realizada a I Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a
Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância. Durban/África do Sul
(2001).
SETEMBRO
Dia 04
- Promulgada a lei Euzébio de Queiroz, extinguindo o tráfico de escravos no
Brasil (1850).
Dia 12
- Morre o líder sul-africano, Steve Biko, idealizador do movimento pela
consciência negra. Cidade do Cabo/África do Sul (1977).
Dia 14
- Fundado o jornal O Homem de Cor, o primeiro periódico dedicado à causa negra
da imprensa brasileira (1833).
Dia 16
- Fundada a Frente Negra Brasileira, primeira agremiação política composta por
afro-descendentes. São Paulo/SP (1931).
Dia 28
- Aprovada a Lei do Ventre Livre, que declarava livre os filhos das escravas
que nascessem após essa data (1871).
Dia 28
- Assinada a Lei do Sexagenário, garantindo a liberdade aos escravos com mais
de 60 anos de idade (1885).
OUTUBRO
Dia 01
- Fundado o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAFRO). São Paulo/SP
(1980).
Dia 07
- Dia de Nossa Senhora do Rosário, patrona dos negros.
Dia 10
- Morre Francisco Lucrécio, Secretário da Frente Negra Brasileira, em São Paulo
(2001).
Dia 11
- Nasce Agenor de Oliveira, o Cartola. Cantor e compositor negro, figura entre
os maiores representantes da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro/RJ
(1908).
Dia 12
- Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, considerada protetora
dos negros. São Paulo/SP (1717).
- Fundação do Teatro Experimental do Negro (TEN). Rio de Janeiro/RJ
(1944).
Dia 15
- Nasce Grande Otelo, ator de cinema e TV e um dos ícones da cultura negra. Rio
de Janeiro/RJ (1915).
Dia 24
- Morre Rosa Parks, líder do Movimento dos Direitos Humanos. América do
Norte/EUA (2005).
NOVEMBRO
Dia 01
- Criado o bloco afro Ilê Aiyê, uma das primeiras agremiações carnavalescas a
agregar negros no Brasil. Salvador/BA (1974).
Dia 10
- Retrocesso: Governo Médici proíbe a imprensa de publicar notícias sobre
índios, Esquadrão da Morte, guerrilha, movimento negro e discriminação racial
(1969).
Dia 19
- Nasce Paulo Lauro, que viria a ser o primeiro prefeito negro de São Paulo/SP
(1907).
- Retrocesso: Rui Barbosa manda queimar todos os papéis, livros de matrícula e
registros fiscais relativos à escravidão existentes no Ministério da Fazenda
(1890).
- Lançado o primeiro volume de Cadernos Negros. São Paulo/SP (1978).
Dia 20
- Dia Nacional da Consciência Negra.
Dia 20
- Morre Zumbi dos Palmares, principal representante da resistência negra à
escravidão e líder do Quilombo dos Palmares. Alagoas/AL (1695).
Dia 22
- Revolta da Chibata. Rebelião liderada por João Candido, o “Almirante Negro”,
contra os maltratos sofridos na Marinha Mercante. Rio de Janeiro/RJ
(1910).
Dia 24
- A Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (Unesco)
reconhece o Samba do Recôncavo Baiano como Patrimônio da Humanidade.
(2005).
DEZEMBRO
Dia 01
- O ofício da Baiana do Acarajé é tombado pelo Instituto de Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Nacional (2004).
Dia 02
- Dia Nacional do Samba, uma das principais vertentes artísticas da cultura
negra.
Dia 05
- Retrocesso: Constituição proíbe negros e leprosos de freqüentar escolas
públicas no Brasil (1824).
Dia 10
- Aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Declaração Universal dos
Direitos Humanos (1948).
Dia 20
- Lei nº 7437/85 Estabelece como contravenção penal o tratamento
discriminatório no mercado de trabalho, por motivo de raça/cor (1985).
http://www.palmares.gov.br/?p=8766#mes1
em 25/-04/2011
Calendário Internacional da Cultura Negra
Dia 02
- Fundada a Irmandade do Rosário dos Homens Pretos. São Paulo/SP (1711).
- Morre Mônica Veyrac, a primeira diplomata negra da história do Itamaraty.
Costa Rica (1985).
Dia 06
- Lançado o jornal O Clarim da Alvorada, um dos poucos a refletirem a
inquietação da população negra no Brasil. Matão/SP (1924).
Dia 09
- Promulgada a Lei Federal Nº 10.639, que rege a obrigatoriedade do ensino da
história afro-brasileira na rede oficial de ensino (2003).
Dia 13
- Nasce André Rebouças, engenheiro, professor universitário e grande
abolicionista. Cachoeira/BA (1838).
Dia 15
- Nasce Marthin Luther King, pastor norte-americano que lutou pela igualdade
racial. Atlanta/Georgia (1929).
- Acontece a Revolta dos Malês, rebelião contra o escravismo e a imposição da
religião católica. Salvador/BA (1835).
Dia 29
- Morre José do Patrocínio, jornalista e ativista da causa abolicionista. Rio
de Janeiro/RJ (1905).
Dia 31
- Tombamento da Serra da Barriga, berço da resistência negra, onde nasceu o
Quilombo dos Palmares e viveu seu maior líder, Zumbi dos Palmares. União dos
Palmares/AL (1986).
Dia 01
- Nasce Lélia González, antropóloga, filósofa, intelectual e militante da causa
negra. Bebedouro/MG (1935).
Dia 02
- Plenário da Constituinte aprova a emenda de autoria do deputado federal
Carlos Alberto Caó Oliveira, estabelecendo o racismo como crime inafiançável e
imprescritível (1988).
Dia 07
- Nasce Clementina Jesus da Silva, sambista e ícone da luta contra a discriminação
racial. Valença/RJ (1902).
Dia 10
- Nasce a Yalorixá Mãe Menininha do Gantois, ícone da luta contra a
intolerância religiosa. Salvador/BA (1894).
Dia 12
- Nasce Arlindo Veigas dos Santos, acadêmico e primeiro presidente da Frente
Negra Brasileira (FNB). Itu/SP (1902).
Dia 18
- Fundado o Afoxé Filhos de Gandhi, agremiação carnavalesca de maioria negra.
Salvador/BA (1949).
Dia 19
- Realizado o primeiro Congresso Pan-Africano. Paris/França (1919).
Dia 21
- Morre Malcom X, um dos grandes defensores dos direitos afro-americanos. Nova
Iorque (1965).
Dia 19
-
Acontece a Revolta do Queimado, principal movimento de luta contra a escravidão
do estado do Espírito Santo/ES (1849).
Dia 21
- Dia
Internacional de Luta contra a Discriminação Racial. O dia foi instituído pela
Organização das Nações Unidas (ONU), em memória das vítimas do massacre de
Shapevile, África do Sul.
Dia 01
-
Acontece o Primeiro Festival Mundial das Artes Negras. Dakar/Senegal (1966).
- Criação do Partido dos Panteras Negras. EUA (1967).
Dia 04
- Morre
Marthin Luther King, ativista e Prêmio Nobel da Paz, assassinado minutos antes
de uma marcha em favor dos direitos dos negros. Memphis/EUA (1968).
Dia 05
- Nasce
Vicente Ferreira Pastinha, o “Mestre Pastinha”, capoeirista e ícone da cultura
afro-brasileira. Salvador/BA (1889).
Dia 25
- Criado
o bloco afro Olodum. Salvador/BA (1979).
Dia 26
- Nasce
Benedita Silva, primeira mulher negra a ocupar um cargo de governadora. Praia
do Pinto/RJ (1942).
Dia 02
- Nasce Ataulfo Alves, grande cantor e compositor negro. Miraí/MG (1909).
Dia 03
- Nasce
Milton Santos, grande geógrafo negro. Macaúba/BA (1933).
Dia 13
- A
Lei Áurea extingue oficialmente a escravidão no Brasil. Mas a data é
considerada pelo Movimento Negro como uma “mentira cívica”, sendo caracterizada
como Dia de Reflexão e Luta contra a Discriminação (1888).
Dia 13
- Nasce
Lima Barreto, escritor, jornalista e militante da causa negra. Rio de
Janeiro/RJ (1881).
Dia 14
- Líderes
da Revolta dos Malês são fuzilados. Campo da Pólvora, Salvador/BA (1835).
Dia 18
- Criado
o Conselho Nacional de Mulheres Negras. Rio de Janeiro/RJ (1950).
Dia 19
- Nasce
Malcom X, um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos.
Omaha/Nebrasca (1925).
Dia 06
- Morre o jamaicano Marcus Garvey, mentor do Pan-africanismo. Londres
(1940).
Dia 21
- Nasce
Luiz Gonzaga Pinto da Gama, escritor, jornalista e um dos ícones da luta pela
afirmação da identidade negra. Salvador/BA (1830).
Dia 24
- Nasce
João Candido, líder da Revolta da Chibata, conhecido como Almirante Negro. Rio
Pardo/RS (1880).
Dia 01
- Fundado o Clube Negro de Cultura Social. São Paulo/SP (1932).
Dia 03
- É
aprovada a Lei Afonso Arinos (nº 1390), estabelecendo a discriminação racial
como contravenção penal (1951).
Dia 07
- Fundado
o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (MNUCDR). São
Paulo/SP (1978).
Dia 11
- Nasce
Antonieta de Barros, primeira deputada negra brasileira. Florianópolis/RS
(1902).
Dia 15
- Acontece
a Primeira Conferência sobre a Mulher Negra nas Américas. Equador (1984).
Dia 18
- Nasce
Nelson Mandela, líder negro que lutou conta o regime do Apartheid na África do
Sul (1918).
Dia 24
- Nasce
Francisco Solano Trindade, poeta. Recife/PE (1908).
Dia 08
- Registrado o primeiro ato de escravidão por Portugal em Lagos. Nigéria
(1444).
Dia 12
-
Acontece a Revolta dos Alfaiates, também conhecida como Revolta dos Búzios.
Manifesto dos conjurados baianos protesta contra os impostos e a escravidão e
exige independência e liberdade. Bahia/BA (1798).
Dia 14
- Morre a
Yalorixá Mãe Menininha do Gantois, ícone da luta contra a intolerância
religiosa. Salvador/BA (1986).
Dia 22
- Criada,
por meio da Lei nº 7.668, a Fundação Cultural Palmares, instituição pública
vinculada ao Ministério da Cultura que tem como principal atribuição promover a
valorização da cultura negra (1988).
Dia 23
- Nasce
José Correia Leite, ativista da imprensa negra e fundador do jornal O Clarim da
Alvorada. São Paulo/SP (1900).
Dia 24
-
Acontece o Primeiro Congresso de Cultura Negra das Américas. Colômbia
(1977).
Dia 24
- Morre o
abolicionista Luís Gama. São Paulo/SP (1882).
Dia 28
-
Acontece a Primeira Marcha de Negros sobre Washington, em favor dos direitos
civis. Estados Unidos da América (1963).
Dia 31
-
Realizada a I Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a
Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância. Durban/África do Sul
(2001).
Dia 04
- Promulgada a lei Euzébio de Queiroz, extinguindo o tráfico de escravos no
Brasil (1850).
Dia 12
- Morre o líder sul-africano, Steve Biko, idealizador do movimento pela
consciência negra. Cidade do Cabo/África do Sul (1977).
Dia 14
- Fundado o jornal O Homem de Cor, o primeiro periódico dedicado à causa negra
da imprensa brasileira (1833).
Dia 16
- Fundada a Frente Negra Brasileira, primeira agremiação política composta por
afro-descendentes. São Paulo/SP (1931).
Dia 28
- Aprovada a Lei do Ventre Livre, que declarava livre os filhos das escravas
que nascessem após essa data (1871).
Dia 28
- Assinada a Lei do Sexagenário, garantindo a liberdade aos escravos com mais
de 60 anos de idade (1885).
Dia 01
- Fundado o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAFRO). São Paulo/SP
(1980).
Dia 07
- Dia de Nossa Senhora do Rosário, patrona dos negros.
Dia 10
- Morre Francisco Lucrécio, Secretário da Frente Negra Brasileira, em São Paulo
(2001).
Dia 11
- Nasce Agenor de Oliveira, o Cartola. Cantor e compositor negro, figura entre
os maiores representantes da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro/RJ
(1908).
Dia 12
- Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, considerada protetora
dos negros. São Paulo/SP (1717).
- Fundação do Teatro Experimental do Negro (TEN). Rio de Janeiro/RJ
(1944).
Dia 15
- Nasce Grande Otelo, ator de cinema e TV e um dos ícones da cultura negra. Rio
de Janeiro/RJ (1915).
Dia 24
- Morre Rosa Parks, líder do Movimento dos Direitos Humanos. América do
Norte/EUA (2005).
Dia 01
- Criado o bloco afro Ilê Aiyê, uma das primeiras agremiações carnavalescas a
agregar negros no Brasil. Salvador/BA (1974).
Dia 10
- Retrocesso: Governo Médici proíbe a imprensa de publicar notícias sobre
índios, Esquadrão da Morte, guerrilha, movimento negro e discriminação racial
(1969).
Dia 19
- Nasce Paulo Lauro, que viria a ser o primeiro prefeito negro de São Paulo/SP
(1907).
- Retrocesso: Rui Barbosa manda queimar todos os papéis, livros de matrícula e
registros fiscais relativos à escravidão existentes no Ministério da Fazenda
(1890).
- Lançado o primeiro volume de Cadernos Negros. São Paulo/SP (1978).
Dia 20
- Dia Nacional da Consciência Negra.
Dia 20
- Morre Zumbi dos Palmares, principal representante da resistência negra à
escravidão e líder do Quilombo dos Palmares. Alagoas/AL (1695).
Dia 22
- Revolta da Chibata. Rebelião liderada por João Candido, o “Almirante Negro”,
contra os maltratos sofridos na Marinha Mercante. Rio de Janeiro/RJ
(1910).
Dia 24
- A Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (Unesco)
reconhece o Samba do Recôncavo Baiano como Patrimônio da Humanidade.
(2005).
Dia 01
- O ofício da Baiana do Acarajé é tombado pelo Instituto de Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Nacional (2004).
Dia 02
- Dia Nacional do Samba, uma das principais vertentes artísticas da cultura
negra.
Dia 05
- Retrocesso: Constituição proíbe negros e leprosos de freqüentar escolas
públicas no Brasil (1824).
Dia 10
- Aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Declaração Universal dos
Direitos Humanos (1948).
Dia 20
- Lei nº 7437/85 Estabelece como contravenção penal o tratamento
discriminatório no mercado de trabalho, por motivo de raça/cor (1985).
http://www.palmares.gov.br/?p=8766#mes1
em 25/-04/2011
NA PÁSCOA, VIVA O MISTÉRIO DA FÉ!
Lembremos que o apóstolo Paulo, foi um grande exemplo dessa
vivência quando dizia: “Já não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim”.
Diante de tanto desprendimento e humildade, penso, em
quantos de nós vamos às igrejas, alguns, desenvolvem trabalhos nas igrejas,
outros rezam inúmeras vezes por semana o terço, o Santo Ofício, meditam
repetindo centenas de vezes o nome de Jesus, enfim, são infindas as
mobilizações comunitárias, ou não a cerca da demonstração de fé.
No entanto, nada dos citados acima pode ser suficiente se em
cada um de nós, não fizermos a experiência libertadora de Deus.
Até que ponto nos é relevante ir à igreja, está junto dos
irmãos/as e não experenciar Deus em sua magnitude, sua infinitude e na
compreensão inexorável do Mistério que se faz presente na própria vida.
Como dizia Boff, experenciar Deus, é mais que
experimentá-lo. Muitas vezes estamos na comunidade, mas não a vivenciamos, no
sentido de compreender que lá é também espaço de compreender as falas
misteriosas de Deus, através dos irmãos e das irmãs. Compreendemos, por vezes,
que viver em comunidade é fazer nossas obrigações de cristão, como, cuidar do
espaço físico, preparar a liturgia, escolher leitores, escolher os cantos. Com
isso, não digo, que tais atividades não sejam grandiosas e valorosas, ora, faz
parte do SERVIÇO, mas é MAIS que isso.
Certo dia, em minha casa logo que minha avó se foi para o
outro plano, pensei junto com meus pais, realizar a oração do terço em intenção
dela. Convidamos alguns dos nossos vizinhos e algumas companheiras da
comunidade, quando alguém que acabava de chegar disse: “olha, vamos logo, que
esse já é o terceiro terço que rezo hoje.” Mulher de fé, participante do
cenáculo da Graça, três terços ao dia...
Sinceramente, deu a impressão que era apenas a assinatura de
um protocolo. O cumprimento de uma obrigação.
Longe de julgar, mas nossas atitudes, sempre dão abertura as falas e
pensamentos dos nossos conhecidos.
Comecei a pensar na “eficácia” dos três terços, pensava
ainda no vazio da fala “olha, vamos logo”,
pesava e erroneamente mas, como humana,
no gosto que tinha Deus quando a colega o experimentou. Compreendi à luz
da espiritualidade divina, que quem experimenta, experimenta só pra ver como
está, como é. O convite desafiador dos
nossos dias é experimentar e sentir o sabor de amor, o sabor doce e saboroso
que Deus tem e após sentir essa maravilha inexplicável , pegar colheres bem
cheias e nos “lambuzar” (alegoricamente) desse Deus que é amor, que é vida, que
é saúde, que é luz e paz e que é sobretudo, mistério.
Faz-se necessário urgentemente aprender com São Paulo e outros que fizeram
essa escolha por Cristo, vivenciar à luz do Mistério o mais profundo da fé.
É como, falar de saúde, sem analisar os dados que defasam a
saúde.
É como falar dos pobres, sem analisar economicamente e
ideologicamente o por que da existência dos mesmos.
É como falar de caridade, de solidariedade, aplicando
práticas de assistencialismo.
Assim é, quem vive em comunidade, quem vai à igreja e não
vivencia à luz do Mistério a sua fé. E desse modo, corremos o risco de estarmos
na igreja e continuar tirando conclusões de fatos que não tem inteireza,
julgando o próximo por atitudes decididas por ele, indo ao padre contar que fulano
fez isso e não é certo, indo ao bispo falar do padre, falando do bispo, do
padre e dos outros leigos aos familiares, dizendo que foi na missa, mas não
gostou por que o padre não falou muito bem, ou que foi a missa e dizendo que
foi linda por que “parecia que o padre falava pra mim”, saindo da missa e
dizendo que sicrana comungou e não podia pois não era casada e vivia com um
homem, falando que não aguenta mais quando beltrana vai pra frente da igreja só
falar em dinheiro, dizendo que o cora l “x” canta lindo, mas o “y” canta muito
feio, dizendo que o ministro “z” só quer ser, dizendo que o ministro “m” só
vive fofocando do outro ao padre, inventando que o padre disse algo, quando na
verdade ele não disse e quem criou a história queria dizer e não tem coragem de
assumir, dizendo que “h” tá namorando um homem que não seria seu e isso é um
pecaaaaaaaaaaadoooooooooo, da gôta, mas, quem é de quem? Enfim, URGE, que
recebamos o convite do apóstolo Paulo de parar de blá, blá, blá e iniciar
nossas práticas de uma fé (não cega), que nos faça ver, compreender e
experenciar esse grande DEUS que é entre muitas coisas, MISTÉRIO. Entender e
aceitar, sem ser passivo, que existem coisas que no dia que o humano decifrar,
o mistério deixará de ser. Respeitando e compreendendo a importância do
MISTÉRIO divino, pairaremos sobre a sobriedade, a calma, a paz e a saúde e
mental e espiritual.
Em conversa com as irmãs em Cristo Emilia Lambert e Iracilda
Dutra, trocávamos pensativas preocupações a cerca do grande número de estudades
de filosofia que se jogam do 17º andar da UFPE. E houve uma hora na conversa que uma de nós
dizia: “Tem gente que não sabe compreender o mistério divino. Quer achar
respostas em coisas que não racionalmente não há respostas, e nesse desespero
de encontrar, nesse vazio que a falta da vivencia do mistério, não encontra
mais razão de seguir em frente.”
Lamentável. Pra que tão alta tecnologia se não se compreende
que quem a comanda são as mãos dos homens e mulheres, criaturas do Criador?
Preocupa-me nossos jovens, nosso futuro, que se perguntados
forem sobre o que mais desejam em suas vidas, dirão: concluir a faculdade e
passar em um concurso federal. Aí, eles concluem, e digamos que sejam aprovados
no concurso do TJPE e bem novos ganham
dinheiro e numa proporção grande. Espere uns meses e repergunte a ele novamente
o que ele mais deseja. É bem provável que ele diga, quero ser o gerente desta
unidade e seu dinheiro duplica e a cada vez que for perguntado, querer mais e
mais é a tentação dele. Se chegar aos 40 anos, repergunte o que ele mais queria
e talvez ele dirá: “Não sei mais o que quero na vida. Na verdade, o que eu fiz
da minha vida!”
A alegoria, é só para provocar ( no bom sentido) o quanto
estamos vazios dos valores e da experiência do que é Divino. Seu lado
profissional, não te enche com a mesma energia que te enche a força do Espírito
Mor. Se encha de seu Deus, seja ele Alá, Maomé, Ogum, Jeová ou Javé, mas tenha
uma certeza, que é nesse Mistério que a gente se enche, se preenche e vira
humano de verdade. Lembrem-se que a humanidade é um processo, nem sempre somos
humanos, pois nem sempre respeitamos e escutamos com atenção as fala
silenciosas do nosso Deus, que é nosso
refúgio e nossa fortaleza.
Que Deus tenha misericórdia de todos e todas nós e nos ensine
no dia a dia vivenciar o Mistério mais profundo da fé.
TERESA RAQUEL SILVA.
28/03/2012
sábado, 4 de fevereiro de 2012
Mahatma Gandhi: um grande pensador e feitor da Educação, de política e vida!
Fundou uma seção do Partido do Congresso e estabeleceu os fundamentos da resistência pacífica, o satyagraha, baseada nos princípios da luta sem violência e no sofrimento como instrumento para resistir ao adversário. Voltou à Índia (1915), apoiou os britânicos durante a primeira guerra mundial, mas o massacre em Amritsar (1919), no estado do Punjab, onde soldados britânicos mataram cerca de 400 indianos, fez com que iniciasse sua luta pela independência do país (1920), o resultou em um período na prisão (1922-1924). Ao ser libertado teve que trabalhar intensamente na reunificação das comunidades e do Partido do Congresso extremamente divididos entre hindus e muçulmanos. Após a notória campanha da desobediência contra o imposto do sal (1930), aceitou uma trégua com o Reino Unido e concordou em participar da II Conferência da Mesa Redonda (1931), em Londres, na qual mais uma vez reivindicou a independência de seu país.
Voltando à Índia em dezembro (1931), reassumiu a campanha da desobediência e foi novamente preso e condenado. Neste período manteve fundamentais contatos políticos com Jawaharlal Nehru, outro dos grandes líderes da futura nação indiana. Em protesto contra a decisão do governo britânico de segregar as castas inferiores, os párias (1932) fez mais uma de suas notórias greves de fome. Deixando o Partido do Congresso (1934) concentrou-se num programa de organização da nação a partir da luta em favor dos pobres, que incluía o incentivo às indústrias regionais e a implantação de um sistema de educação voltado para as necessidades do povo.
Com a eclosão da segunda guerra mundial, voltou à militância ativa e pediu a retirada imediata dos britânicos (1942), o que resultou na prisão dos principais dirigentes do Partido do Congresso. Terminada a guerra (1945) deu-se início a uma nova etapa nas relações indo-britânicas que resultou com a formação de dois estados independentes (1947): a Índia, majoritariamente hindu, e o Paquistão, muçulmano. Foi assassinado por um fanático hinduísta, enquanto rezava em Delhi, e suas cinzas foram lançadas no rio Ganges.
Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/
in.: http://www.brasilescola.com/biografia/mahatma-gandhi.htm
sábado, 5 de fevereiro de 2011
A pouco mais de um mês estive em Brasília, Distrito Federal, saudar a querida pessoa do “eterno” Presidente Lula e contemplar a posse da 1ª mulher presidenta em nosso país. Que arquitetura linda, quês praças bonitas, que organização, pareceu que estava em outro país, não no Brasil. Imagina quanto dinheiro foi investido na cidade. Compreendi o título dado a Juscelino de “ Cinquenta em cinco ”.
No entanto, enquanto passeava nas ruas com amigos e amigas todos educadores e de repente pensávamos em como Brasília com toda sua beleza, simboliza a pobreza do Brasil. É como se Brasília tivesse sido construída para que os governantes se refugiassem da triste realidade, principalmente econômica da população brasileira.
Como uma cidade quase “perfeita” como Brasília demonstra essa idéia?
Se pararmos para refletir, uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que no Brasil existe cerca de 16 milhões de analfabetos. Para o MEC, apesar de não serem inéditos, os dados do "Mapa do Analfabetismo" são "alarmantes". Milhões de reais chegam todos os meses à Brasília para investimento em educação. O Ministério de Educação juntamente com a UNESCO, o Inep, o PNAD, as conferências internacionais, os conceitos, as teorias educacionais, tantos recursos, tantos programas que poderiam melhorar a qualidade da educação, parecem até que não são compreendidos, não pelos educadores que em muitos casos dão suas vidas para melhorarem a realidade de suas salas de aula, mas das instâncias políticas, a nível nacional, estadual e municipal, onde possivelmente as verbas quando chegam, chegam em menos da metade. Somos um dos países mais alto em relação ao índice do analfabetismo. E enquanto a educação estiver entrelaçada a política, as secretarias governamentais, valendo votos para sicrano e fulano, onde quem é contratado é por amizade e não por concurso, por competência, não será fácil a transformação desse modelo de educação
Daí, os discursos que o professor precisa melhorar, professora tem culpa “nisso”, gestores culpa “naquilo”, alunos culpa naquilo outro, pais são culpados “daquilo” (não que não tenhamos nossas parcelas de culpa). Ou então, simplesmente dizemos: “A culpa é do sistema”, quando o sistema é um conjunto que cada um de nós fazemos parte . Quase nunca reconhecemos e verbalizamos com clareza que a culpa é do governo, das instâncias federal, estadual e municipal.
Infelizmente, dinheiro em Brasília é para manter padrão de vida alto. Já viu ruas sem esquinas? Em Brasília não tem esquinas. Dinheiro em Brasília é para enricar lares já milionários, para aumentar 62% nos salários dos deputados e senadores e 132% o da nova presidenta eleita, o dinheiro de Brasília e de seus ministérios é para intensificar a desigualdade social aumentando em contradição com os governantes apenas R$ 30,00 do salário do trabalhador. Trabalhador este que constrói as escolas, os hospitais, homens e mulheres que limpam as escolas para os filhos dos senhores deputados, dos senhores senadores, dos trabalhadores, que limpam as ruas para manterem organizadas as ruas onde moram, que recolhem os lixos de suas casas, fazem suas comidas, lavam e passam suas roupas, cuidam das plantas das praças, fazem parte de suas vidas despercebidamente.
Saúde, Educação, Lazer, moradia, são direitos sim; da elite brasileira, muito bem representada pela cidade de Brasília sustentada por nós: os que não brincam de trabalhar.
Continuemos na luta companheiros e companheiras!
Sejamos anunciadores sim, mas denunciadores do que nos mata dia a dia.
Teresa Raquel Silva
Professora pedagoga, formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. Funcionária pública da Prefeitura Municipal de Caruaru. Estudou na Escola de Fé e Política - Pe. Humberto Plummen. Integrante da Escola de Meditação. E Timoneira da Teia da Amizade
